quinta-feira, 9 de julho de 2009

CALIFORNIA DREAM

Aviso aos navegantes

Karina e eu terminamos nossa temporada de aberturas de vias de 2009, com uma tendinite no ombro. Apesar de eu só ter tido tendinite duas vezes em todos estes anos de escaladas, desta vez foi "óda", pois para nos curarmos corretamente, tivemos que passar por uma penitencia que durou 6 messes, ficamos longos períodos sem escalar, tivemos que tomar antiinflamatórios e fazer tudo 'direitinho", até sentir confiança para voltar a escalar . Assim que sentimos que era possível escalar novamente, resolvemos ir aos EUA, escalar no deserto ,curtir vias (tradicioanis e divertidas, fun), num ambiente diferente
Nosso roteiro era simples, saindo de São Francisco e dirigir até Las Vegas, parando alguns dias, em locais que haviamos escolhido para escalar. Como Karina já tinha feito varias vezes este roteiro, ela conhece os caminhos, onde comer, acampar, hotéis, estradas, locais de escaladas assim escolhemos e eu estava muito bem acompanhado.
Na primeira semana fomos a São Chico e depois ao vale de Yosemite, com Juliana e Bryan, curtir uns dias numa cabana no meio de um bosque chamado “Foresta”, onde moram vários escaladores da região e que fica a poucos km do vale de Yosemite.
Fizemos algumas escaladas no vale , mas como estava para nevar a qualquer momento, saímos do parque, pois quando neva a, estrada (Tioga Pass) é interditada e então teríamos que dar uma volta de muitos km para chegar aonde queríamos, então descemos para o deserto rumo a Las Vegas.

Karina Happy boulders Final do dia em Happy Boulders

No caminho paramos em Bishop, onde é possível curtir calor e tempo bom nessa época do ano. Essa região é fantástica, é um deserto que chega a ter 80 metros abaixo do nível do mar, cheio de montanhas e rochas, cheio de coisas para descobrir. e podemos dizer também que é um lugar "desejado", você pode escalar vias de todos os níveis e estilos, e não é a toa que encontra-se escaladores de toda parte do mundo; você pode escalar vias de dois a mil e tantos metros e com características e rochas diferentes e e também ter a oportunidade de ver a manifestação de vários segmentos “culturais” da escalada e do montanhismo.

Ranginho Básico

Café da manha refoçado

Em Mammoth e Bishop tivemos a oportunidade de degustar jantares típicos americanos e também de assistir uma palestra de Doug Robinson, um montanhista que dispensa apresentações. A palestra tinha objetivo arrecadar verba para a construção de um banheiro em Happy Boulder. Alem de ele contar suas escaladas nestes anos todos, ele, aos 60 e tantos anos nos conta seu ultimo projeto, que fora uma travessia de vários km, pela Sierra Nevada e com vários cumes e escaladas, ......algo muito dinâmico.
Falando em pessoas de idade avantajada, eu, estava preocupado com meu ombro, na real tava com cagaço de sentir dor novamente; então a Karina ficou com a ponta da corda e guiou todas as vias, eu ficava na área de conforto e ela na ralação. Competente e senhora de si, ela sabe tudo o que tem para se fazer quando esta na ponta da corda, é responsável e dedicada ao Montanhismo e a Escalada; ela estuda, treina e fala sobre o assunto com o entusiasmo contagiante. Karina realmente se diverte e tira proveito de tudo, é como uma criança num parque de diversões, consciente do que pode e de onde está.

Karininha Rock and Roll e Lisa Rands tricotando
Um banho nas fontes termais no meio do nada

O tempo mudou em Bishop e começou a nevar e era hora de sair dali, descemos para Joshua Tree, onde o clima é melhor e ficamos uma semana escalando neste lugar de beleza e magia redundante. Joshua Tree é um lugar onde os dias passam como uma fantasia, muitas escaladas e também de vários estilos.
Joshua Tree

Joshua Tree é o tipo do lugar onde, mesmo que você não queira escalar, vale a pena conhecer, não é a toa que os hippes e os escaladores dos anos 70, faziam de Joshua Tree, um dos seus lugares preferidos. De dia sol, caminhadas alucinantes e escaladas e a noite o frio aparecia, então era hora de jantar, fazer fogueira, tomar um vinho e escutar os lobos que a noite se aproximavam dos acampamentos, atrás de comida.
Estacionamento e Kamping em Joshua
Karina Rockandrollando

Nosso tempo em Joshua acabara e fomos para Las Vegas, gastar uma grana nos cassinos e escalar em Red Rock, um lugar cheio de “segredos” e de muitas escaladas para todos os gostos numa rocha muito louca.
Entrada de Red Rocks

Em Red Rock a Karina escalou pra valer; conhecemos uma escaladora local, a Ninfa, apaixonada pelas escaladas e por Red Rocks, ela nos mostrou os segredos e os cantinhos da região e junto com Karina passaram a régua em varias vias na região.
Ninfa e Karina

Las Vegas é coisa de outro mundo! Só vendo. A prostituição é profissão legalizada, o jogo é legalizado, algumas drogas também( tipo, beber na rua sem ter que esconder a bebida num saquinho), é possível casar das formas mais hilárias possíveis e o “povo” vem de todas as partes do mundo viver suas fantasias, numa cidade onde os cassinos são teatros abertos para todos e onde o dinheiro compra tudo, menos a realidade. Uma Babilônia do faz de conta. Divertido! joguei 2 dólares e não ganhei nada.

Ultimo dia

Karina e eu queríamos vias de diversão, para fazer volume de escaladas e não nos machucar novamente; escalamos em Butter Milk, Owens River Gorge, Happy Boulders e redescobrimos Red Rocks e posso dizer que nos divertimos muito.
Bom...foi um mês de escaladas, com tempo bom, acampando em lugares de tirar o fôlego e o mais importante, nos livramos do fantasma da tendinite, fortaleci meu ombro e estou pronto pra recomeçar a escalar, pela milésima vez.
Para as pessoas que pensam e fazer esta viagem, Karina escreveu um texto com varias dicas no site Brasil Vertical a algum tempo atrás, de onde é possível tirar varias dicas para quem quiser fazer esta viagem.